top of page

Primeiro Clube das Manas de 2019 Debate Sexualidade Feminina


Todos os meses, na última quarta-feira de cada mês, o Instituto Mana realiza o seu clube do livro feminista na Livraria Leitura do Amazonas Shopping, discutindo livros escritos por mulheres e utilizando as diferentes narrativas para discutir a realidade feminina na atualidade.

Para o primeiro Clube das Manas de 2019 o tema escolhido foi: sexualidade feminina. O assunto será debatido a partir da obra "Zonas Úmidas" de Charlotte Roche.


O livro é polêmico, sendo considerado por algumas pessoas como literatura erótica e por outros como pornografia. Segunda a autora: "Eu quis escrever sobre sexualidade feminina e propositadamente exagerei nos detalhes. Escrevi cenas com a intenção de deixar as pessoas excitadas, com o rosto corado e quente, como quando assistem a uma cena mais explícita de sexo na TV".



O livro conta a história de Helen Memel, uma jovem de 18 anos com hábitos no mínimo inusitados. Ela usa os aromas vaginais como perfume em gotas atrás das orelhas, cultiva caroços de abacate que gosta de introduzir na vagina e sente imenso prazer em sentar nos vasos sanitários públicos quando estão bem sujos. Ela também nos confessa, sem qualquer sombra de pudor, que tem enorme orgulho de suas hemorróidas com aspecto de couve-flor. A ação se passa no setor de proctologia de um grande hospital alemão, onde a protagonista e narradora da história se recupera de uma cirurgia no ânus. É quando ela tem a oportunidade de refletir sobre seu corpo - entre uma e outra fantasia sexual com a equipe de enfermeiros que se tornam sua maior companhia no quarto do hospital. A intervenção foi necessária devido a um acidente provocado por ela mesma numa tentativa frustrada de barbear sozinha suas partes íntimas.


Sim... quando a autora diz que exagerou nos detalhes ela não estava de brincadeira.


Apesar de toda a resistência em torno da obra por seu conteúdo e vocabulário, o livro foi bestseller em 2008 na Alemanha e em 2013 foi lançado como filme com direção de David Wnendt com o título Wetlands (Feuchtgebiete).


Ficou com vontade de ler o livro? O nosso encontro será dia 30 de janeiro, às 19h na Livraria Leitura do Amazonas Shopping, em Manaus e o evento é gratuito e aberto ao público.


Link para o evento no facebook:


posts recentes.
arquivo.
tags.
siga a gente.
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page