top of page

Vamos participar do Clube das Manas de maio/2024?

O nosso primeiro Clube das Manas do ano irá discutir o livro *"Manifesto antimaternalista: Psicanálise e políticas da reprodução", da psicanalista, mestre e doutora em psicologia pela USP Vera Iaconelli*. Vamos participar? Nosso encontro será no dia 25/05/2024 às 15h, no Casarão de Ideias, na R. Barroso, 279 - Centro, Manaus - AM!



Sinopse da obra: Uma denúncia contundente da armadilha ideológica que responsabiliza as mulheres pelo cuidado com as próximas gerações.

Notória especialista no tema da parentalidade, a psicanalista Vera Iaconelli apresenta sua contribuição mais radical para a crítica da ideologia que considera as mulheres insubstituíveis no cuidado com as crianças. Com clareza e concisão, a autora sublinha a dimensão política do trabalho reprodutivo, já que cuidar das novas gerações é uma tarefa imprescindível para a manutenção da sociedade.

Neste Manifesto antimaternalista, ela lança nova luz sobre a teoria psicanalítica, revisitando autores como Freud, Lacan e Winnicott, e incorporando contribuições vindas dos estudos de gênero e das relações raciais, do pensamento decolonial e das reflexões sobre os efeitos do neoliberalismo na construção das subjetividades.

O livro aborda a diferenciação entre gestar, assumir o parentesco e cuidar de uma vida, e, sem homogeneizar a categoria "mulher", reconhece que a experiência da parentalidade é determinada por fatores como raça, classe, gênero e faixa etária. Para Iaconelli, os embates sobre o cuidado e a reprodução da vida são embates políticos — e a psicanálise é uma arma da qual não podemos abrir mão.

Comments


posts recentes.
arquivo.
tags.
siga a gente.
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page