Endereço:

Av. Ephigênio Salles, 1299 - Aleixo

Manaus/AM CEP: 69060-020

Brasil

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon

Quem são as mulheres pouco importantes que escreveram nossa história?

April 17, 2018

“Sei que vocês nunca ouviram falar de Apolinária. Nem poderiam. Apolinária faz parte de um conjunto de pessoas que jamais usufruíram de notoriedade. Como tantas iguais, a vida passou sem registro de algum ato seu importante o suficiente para ser lembrado pela coletividade. Então, por que falar dela? Exatamente por isso. Meus personagens são as gentes desimportantes que têm feito a história dessa cidade de Manaus valer a pena porque é dessa imensitude de atos anônimos, cotidianos, minúsculos e inefáveis que se constitui a matéria-prima da História. Então, no que depender de mim, hoje é dia de Apolinária”.

 

 

Vocês já leram esse texto? Ele é o início de uma das crônicas de gente pouco importante escritas pela Professora Patrícia Sampaio, a organizadora de 2018 do projeto Mulheres na História, em parceria com o Instituto Mana e a Saraiva.

 

Patrícia Sampaio possui mestrado e doutorado em História (UFF/RJ) e Pós-Doutorado (UNICAMP). É Professora Associada IV do Departamento de História da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atua nas áreas de história indígena e do indigenismo, história colonial/imperial (Brasil e Amazônia) e história da escravidão africana na Amazônia. Tem experiência em gestão de C&T e foi Diretora Técnico-Científica da FAPEAM. Foi membro do Comitê Assessor da àrea de História no CNPQ. É líder do grupo de pesquisa História Indígena e da Escravidão Africana na Amazônia (HINDIA) e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Política, Instituições e Práticas Sociais - POLIS. Participa do Mestrado de História (PPGH/ UFAM), do Mestrado/Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA/UFAM) e do Mestrado/Doutorado em História Social (UFPA). Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da UFAM.

 

 

Este currículo sensacional não faz jus ao conhecimento que a professora irá passar para todos que comparecerem na primeira edição de 2018 do evento, que será no dia 18 de abril às 19h no Shopping Manauara.


Ao longo do Mulheres na História, você talvez possa descobrir mais a respeito de Josefa, a índia, que somente queria fazer um dos filhos aprendiz de carpinteiro para sustentá-la na velhice.

 

Talvez você descubra um pouco mais a respeito da “encomenda especial” enviada por Mendonça Furtado, governador do Estado do Maranhão e Grão-Pará, a Portugal: uma menina índia, de tenra idade e muito esperta, que deveria ser entregue à Rainha como um presente. 

 

Patrícia Sampaio possui o talento de ler e pesquisar trechos e recortes de jornal e transformar seu conteúdo em uma história maravilhosa a respeito dos cidadãos comuns do Amazonas. Venha para o evento!

 

 

 

Você pode encontrar outros textos da professora em:

http://ufam.academia.edu/PatriciaSampaio

http://www.scielo.br/pdf/afro/n45/a10n45.pdf

 

Esperamos vocês no dia 18! Divulguem para os amigos!

Tags:

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

posts recentes.

May 9, 2018

Please reload

arquivo.
Please reload

tags.
siga a gente.
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon