top of page

Hoje é o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia!

A engenharia é uma área bem deserta para as mulheres. Estudos realizados nos Estados Unidos chegaram à conclusão que apenas 14% dos engenheiros no mundo inteiro são do sexo feminino. É muito comum vermos meninas adolescentes e que gostam da área das engenharias se questionando se seria bom ou se sentiriam incluídas em um curso onde às vezes há apenas uma ou duas mulheres.




Há uma pesquisa que informa que é quatro vezes menos provável que as alunas de cursos universitários se especializem na área de computação ou em engenharia, mesmo tendo ótimas notas em matemática. Diversas estudantes da área apontam que a falta de figuras femininas colabora para a ideia de que há atividades “de homens” e “de mulheres” e desestimula meninas na hora de se interessar por essas áreas. Em média, apenas 5% das garotas cogitam uma carreira em áreas como engenharia e computação. O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) já mostrou que, desde muito cedo, as meninas duvidam da própria capacidade em campos como a Matemática.


Nina Nilsson, uma doutorada em Engenharia Biomédica da Universidade da Califórnia, decidiu fazer uma pesquisa para descobrir por qual motivo existem tão poucas mulheres nesta área e descobriu que fatores que influenciam esta situação são o sexismo no local de trabalho, a falta de mulheres que sejam uma referência e modelos a seguir, os estereótipos relacionados com a incompetência técnica inata das mulheres e a dificuldade de combinar uma carreira técnica com a maternidade.




A doutoranda afirma, em seus trabalhos, que soluções para este problema seriam programas de mentoria específicos para mulheres, grupos de apoio estudantis e uma maior atenção no recrutamento.


Para dirimir as dificuldades das mulheres na área, foi estabelecido pela Women's Engineering Society (WES), do Reino Unido, que o dia 23 de junho é o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia.




Não são muitas as Instituições a comemorar a data, porém o evento será celebrado hoje pela primeira vez na Universidade Federal do Ceará através de atividade no Centro de Tecnologia (CT).


O evento será realizado no Auditório Cândido Pamplona, a partir das 14h, e tem como objetivo difundir amplamente as diferentes carreiras em Engenharia para as mulheres, além de fazer conhecer e celebrar as conquistas de engenheiras de destaque.


Aberto ao público e voltado especialmente para estudantes e docentes de cursos de Engenharia do Ceará, a ação vai contar com a apresentação "Estatísticas de gênero no ensino superior de Engenharia e na pesquisa em Ciências e Engenharia: comparação da situação no Ceará e no mundo", que será feita por alunos da disciplina Engenharia e Sociedade, ministrada pelo Prof. Estevão Fernandes.


Está prevista, ainda, a projeção de vídeo motivacional com depoimentos de engenheiras ex-alunas da UFC no exercício ativo da profissão. Um painel-debate sobre as mulheres na Engenharia fecha a programação do encontro com a participação da engenheira química do grupo M. Dias Branco Miriam das Chagas Medeiros; da engenheira civil do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS) Zita Timbó; da engenheira de produção da Aeris Energy Karla Bachiega; da engenheira química, professora da UFC e pesquisadora 1D do CNPq Luciana Gonçalves; e do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Antonio Gomes de Souza Filho, que integra a comissão de gênero da Sociedade Brasileira de Física. A mesa será moderada pela Profª Verônica Castelo Branco, do Departamento de Engenharia dos Transportes.


Para mais informações, vocês podem entrar em contato com a Profª Diana Azevedo, vice-diretora do CT da UFC – fone: 85 3366 9600.


EVENTO: Dia Internacional das Mulheres na Engenharia

LOCAL: Auditório Cândido Pamplona, na Universidade Federal do Ceará

DATA: Dia 23 de junho de 2017, sexta-feira, às 14h (Horário de Fortaleza)


posts recentes.
arquivo.
tags.
siga a gente.
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page