top of page

Rodas de Conversa do Instituto Mana Discutem Gênero, Feminismo, Sexualidade e Direito das Mulheres


Projeto convida mulheres especialistas para compartilharem seus conhecimentos e guiarem debates nas temáticas de gênero, feminismo, sexualidade e direito das mulheres

 

O Instituto Mana tem como um de seus objetivos promover o empoderamento feminino e, para alcançar este fim, acreditamos que o acesso a informação é essencial. Como diria Margareth Rego: "Com a teoria você nomeia as práticas e ao nomear as práticas, você dá visibilidade a elas".


Nesse intuito, as Rodas de Conversa foram idealizadas como uma oportunidade de colocar a população frente a frente com mulheres especialistas nas temáticas de gênero, feminismo, sexualidade e direito das mulheres permitindo que diversos assuntos-chave nessas áreas fossem esclarecidos de forma acessível e ao mesmo tempo fundamentada e que as ideias e conhecimentos produzidos ao longo dos anos seja difundida. As conversas tomam como base um texto escolhido pela convidada especial que, a partir daí, vai esmiuçando os temas.

A primeira edição da Roda de Conversa aconteceu no dia 06 de Março na Livraria Leitura em Manaus, em função do Dia Internacional da Mulher e teve como convidada especial a Professora Doutora Rita de Cássia Fraga Machado, professora na Universidade do Estado do Amazonas - UEA e pós-doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Seus interesses de pesquisa compreendem a problemática das mulheres e trabalho, movimentos sociais populares de mulheres, feminismo e economia feminista.


Na ocasião foram debatidos os textos Sororidad e Lutas, Movimento e Resistência: direitos das mulheres no Brasil extraídos dos livros Estudos Feministas, mulheres e educação popular e Direitos das Mulheres no Brasil: experiências de norte a sul, respectivamente, ambos livros co-organizados pela Dra. Rita Machado.


Confira a seguir um vídeo sobre o evento:


Próximas Edições


As Rodas de Conversa estão programadas para acontecer de dois em dois meses, sempre utilizando datas simbólicas de luta, resistência e reflexão para contextualizar os debates.


Homens e mulheres podem participar do evento, que é gratuito e aberto ao público. A próxima roda de conversa deverá acontecer em maio, em virtude de duas datas especiais: Dia do Trabalhador e Dia das Mães.


A seguir, o nosso calendário preliminar programado para as Rodas de Conversa anuais:


29 de janeiro - Dia da Visibilidade Trans


8 de março - Dia Internacional da Mulher


17 de maio - Dia Internacional Contra a Homofobia


2° domingo de maio - Dia das Mães


25 de julho - Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha


5 de setembro - Dia Internacional da Mulher Indígena


25 de novembro - Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher

Siga nossa página no facebook e fique sabendo das datas exatas para os próximos encontros a medida em que forem sendo confirmados.



posts recentes.
arquivo.
tags.
siga a gente.
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page