top of page

Girl Power: 5 Livros Juvenis com Personagens Femininas Fortes

Dicas de leitura para quem cansou de ser princesa!

 

Muitas adolescentes hoje em dia já não se sentem representadas pelas típicas histórias de princesas em perigo, de donzelas apaixonadas ou de meninas com interesses fúteis e superficiais que por muito tempo dominaram a literatura voltada para o público feminino jovem.

Por isso, decidimos fazer uma lista de 5 livros juvenis que trazem histórias com protagonistas femininas fortes e cuja trama foge aos estereótipos citados acima:


1. O Histórico Infame de Frankie Landau-banks (E. Lockhart, E): Aos catorze anos, Frankie Landau-Banks era uma menina comum. Gostava de ler, participava do Clube de Debates e era a princesinha da família. Mas nas férias de verão ela se transforma: de repente surge uma garota cheia de curvas, com uma beleza inusitada. E essa transformação física vem acompanhada de uma mudança de atitude: Frankie já não aceita um “não” como resposta. Principalmente quando esse “não” significa que ela não pode participar da sociedade secreta da qual seu namorado faz parte, só porque é menina. Usando todas as suas habilidades (e alguns conhecimentos adquiridos nas aulas), Frankie criará artimanhas para provar que pode ser ainda mais genial que os membros da Leal Ordem dos Bassês. E a escola logo se tornará palco de pegadinhas até então inimagináveis.




2. A Trilogia Jogos Vorazes (Suzanne Collins): Numa nação chamada Panem, jovens de 12 a 18 anos são selecionados para lutar até a morte nos chamados Jogos vorazes. Katniss Everdeen se oferece para lutar no lugar da irmã, escolhida para o programa. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Até onde ela estará disposta a ir para ser vitoriosa? Um dos pioneiros em relação a livros juvenis com mulheres fortes, Jogos Vorazes nos mostra uma relação forte entre irmãs e uma personagem com um objetivo claro: a sua sobrevivência e de sua família em meio a uma sociedade desigual.



3. A Hospedeira (Stephenie Meyer): Melanie Stryder se recusa a desaparecer. Nosso planeta foi dominado por um inimigo que não pode ser detectado. Os humanos se tornaram hospedeiros dos invasores. Suas mentes são extraídas enquanto seus corpos permanecem intactos e prosseguem suas vidas aparentemente sem alteração. A maior parte da humanidade sucumbiu a tal processo. Quando Melanie, um dos humanos 'selvagens' que ainda restam, é capturada, ela tem certeza de que será seu fim. Peregrina, a 'alma' invasora designada para o corpo de Melanie, foi alertada sobre os desafios de viver dentro de um ser humano: as emoções irresistíveis, o excesso de sensações, a persistência das lembranças e das memórias vívidas. Mas há uma dificuldade pela qual Peregrina não esperava: a antiga ocupante de seu corpo se recusa a desistir da posse de sua mente. Peregrina investiga os pensamentos de Melanie com o objetivo de descobrir o paradeiro dos remanescentes da resistência humana. Quando os acontecimentos fazem de Melanie e Peregrina improváveis aliadas, elas partem em uma busca incerta e perigosa pelos últimos humanos na Terra. Não há como não se apaixonar pelo relacionamento entre Mel e Peg, que passam de inimigas a aliadas e irmãs em duzentas páginas. É maravilhoso ver as duas mulheres buscando compreender os pensamentos uma da outra e se ajudando a alcançar um objetivo comum.





4. A Bússola de Outro (Philip Pullman): No primeiro volume da série Fronteiras do Universo, Lyra enfrenta uma arriscada jornada ao extremo Norte para salvar Roger, seu melhor amigo, e outras crianças de terríveis experiências científicas que as separam de seus daemons. Com uma trama política, religiosa e racial forte, a Bússola de Ouro consegue ser muito mais do que apenas um livro adolescente. Lyra, a personagem principal, é uma garota esperta e rebelde que acaba por se envolver em uma situação perigosa até para gente grande. A Bússola de Ouro é o tipo de livro recheado de suspense e com um susto atrás do outro.






5. A espiã (Louise Fitzhugh): Harriet meteu na cabeça que quer virar espiã e vive bisbilhotando a vida alheia, como a de seus vizinhos e amigos, e anota tudo no seu caderno. Só que a turma da escola descobre seu caderninho secreto, e aí a coisa fica feia. Agora ela vai ter que encarar a missão (impossível?) de recuperar os amigos. Este é o livro mais bobinho da lista. Ainda assim, é válido lê-lo para se identificar com a Harriet, que é uma menina com características socialmente mais aceitas em meninos e um pouco esquisita, como qualquer pré-adolescente.




posts recentes.
arquivo.
tags.
siga a gente.
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page