Endereço:

Av. Ephigênio Salles, 1299 - Aleixo

Manaus/AM CEP: 69060-020

Brasil

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon

A violência de gênero contra a mulher é aquela oriunda do preconceito e da desigualdade entre homens e mulheres. Apóia-se no estigma de virilidade masculina e de submissão feminina e consiste em qualquer ato ou ameaça de violência (física, sexual ou psicológica) que seja motivado pelo fato de ela ser mulher ou que afetam as mulheres desproporcionalmente, ou ainda em virtude de sua não conformidade com os padrões impostos de gênero, como ocorre com as mulheres LGBTT.

 

Essa violência pode acontecer dentro de casa, na comunidade, no trabalho, na escola e pode até mesmo ser promovida ou tolerada pelo Estado. Ela pode se manifestar por meio de ameaças, agressões físicas, constrangimentos e abusos sexuais, violência psicológica, estupros, assédio moral ou sexual, dentre outras formas.

 

As mulheres cis e trans vítimas de violência de gênero que tenham dúvidas sobre como proceder nesses casos podem entrar em contato com o Instituto Mana através do inbox na nossa página no Facebook e através do nosso email, contando a sua história e solicitando orientação. As voluntárias do Instituto Mana, então, prestam as informações necessárias, com empatia e sigilo. As orientações consistem em informar: qual direito foi violado, que autoridades devem ser acionadas, que medidas podem ser realizadas para exigir a reparação desse direito, sejam essas medidas administrativas ou judiciais, além de informar, sempre que possível, outros serviços de apoio disponíveis na região onde a mulher se encontra.

Princípios: confidencialidade; empatia; confiança na palavra da mulher; informação acessível.